E.E.
“21 de Abril”
CRISTIANE
PONTES DE OLIVEIRA
CLARINDA
CALDEIRA
ROSELI
RODRIGUES
LUCIANA
CRISPIM
SANDRA
FRIZZI
LÉA AMICUCCI
ELOÍSA
BRUNELLI
DULCINÉIA TAMIÃO DE SOUSA
TECMAT
MATEMÁTICA E AS NOVAS
TECNOLOGIAS
LINS/SP
2013
Tema
Aplicar a tecnologia na educação matemática e
explorar conceitos da História da Matemática, através das narrativas, possibilitando
ao aluno maior integração entre matemática e as novas tecnologias.
Disciplinas
Matemáticas
e suas Tecnologias
Ciências
da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Linguagens, Códigos e usas
Tecnologias;
Objetivos
- Possibilitar ao educando tornar-se protagonista da construção de sua aprendizagem;
- Contribuir para a construção da cidadania;
- Desenvolver conhecimento e habilidades que favoreçam o progresso intelectual do educando;
- Desenvolver a confiança nos processos de elaboração mental de cada um;
- Levar o aluno a adquirir, conscientemente, determinadas técnicas de cálculos;
- Desenvolver a autonomia;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Incentivar o diálogo, respeitando a vontade de colaborar e de ser solidário;
- Fomentar o espírito de grupo, estimulando a vontade de colaborar e de ser solidário;
- Proporcionar o conhecimento de modelos matemáticos que possam contribuir para a interpretação do mundo físico e social;
- Desenvolver uma atividade investigadora perante as situações-problemas.
- Criar um espaço destinado ao ensino e aprendizagem matemática como blog e webnode;
- Melhoria nos resultados das avaliações internas e, como conseqüência também nas avaliações externas, sendo uma maneira de avaliar o trabalho desenvolvido e o projeto proposto;
- Proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais contextualizada e próxima do seu cotidiano;
- Estimular o trabalho em grupo;
- Levar o aluno à construção do conhecimento através de metodologias diferenciadas e inovadoras;
- Desenvolver o interesse, curiosidade e espírito investigativo;
- Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a sociedade na qual o educando está inserido;
- Criar condições para a estimulação da observação e da criatividade no uso das tecnologias.
Ações
·
Fazer das aulas de Matemática, um ambiente de discussões
de diversos assuntos de matemática e suas tecnologias;
·
Construir um “laboratório” de matemática com materiais
e jogos inventados e reinventados pelos alunos;
·
Organizar um jornal mural com
notícias, informações, curiosidades, divertimentos – relacionando a matemática,
num trabalho conjunto com as áreas - Ciências Humanas e suas Tecnologias e
Linguagens, Códigos e usas Tecnologias;
·
Organizar um blog e website com notícias, informações,
curiosidades, divertimentos, atividades online – relacionamento à matemática
com as novas tecnologias.
·
Organizar um torneio/olimpíada – “DIA NACIONAL DA
MATEMÁTICA" e formar comissões de divulgação, inscrição, organização,
elaboração e correção;
·
Viabilizar a exposição (IªExpoMat)
das atividades realizadas, divulgando os trabalhos no blog e no website,
permitindo a socialização dos resultados obtidos.
Atitudes
Melhoria do processo de ensino e
aprendizagem, trabalhando de maneira lúdica e desafiadora, para que nossos
alunos percebam a matemática como ferramenta fundamental na resolução de situações
da vida diária. Desta forma, eles terão uma melhor compreensão do ambiente,
desenvolverão a comunicação e o estímulo ao raciocínio lógico, gerando
melhorias nos resultados das avaliações a que forem submetidos. Levar os alunos
a vivenciar um processo contínuo na aprendizagem da Matemática, permitindo que
os conceitos matemáticos sejam construídos a partir de situações-problema do
cotidiano, desafios, torneios, atividades on line através do blog e website,
etc. Deste modo, o aluno deve adquirir uma crescente segurança pela resolução
de problemas que surgem diariamente (na esfera escolar ou não), tornando-se
cada vez mais curioso e metódico. Isto quer dizer que o aluno passará a ter
gosto pelos estudos e prazer em aprender em conjunto com as tecnologias. Afinal, aprender matemática é aprender a ler,
interpretar, pensar, pesquisar, agir e buscar estratégias de soluções – o que,
com certeza, trás consequências para todas as esferas da vida.
Avaliação
e resultados esperados
A avaliação será realizada durante a situação aprendizagem,
quando será observado como o aluno irá interagir com as atividades propostas. A
avaliação será baseada nos seguintes critérios: assiduidade, envolvimento nas
atividades propostas e tecnológicas, crescimento individual e socialização.
Também abrangerá aspectos diagnósticos e será utilizado práticas de leitura,
escrita, oralidade, trabalho em equipe, pesquisas, debates, monitoramento,
entre outras.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
O homem que calculava – Malba Tahan
Currículo Oficial do Estado de São Paulo
Sites:
http://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/05/6-de-maio-Dia-da-Matematica.html
http://www.solucaomatematica.com.br/?p=2733
http://www.solucaomatematica.com.br/?p=2733
Textos:
Matemática e os problemas da vida
Vídeos:
Dia Nacional da Matemática -
Homenagem a Malba Tahan (Adicionado em 5/5/2011)
Informações
Nesta animação uma garotinha, ao acordar para sua rotina diária, percebe elementos da matemática que descrevem suas ações e contribuem para suas decisões. Foi produzida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Diretoria de Tecnologia Educacional, em uma parceria entre as equipes da Coordenação de Multimeios e do Portal Dia a dia Educação em comemoração ao dia 06 de maio, Dia Nacional da Matemática.
Fonte: SEED/PR
Nesta animação uma garotinha, ao acordar para sua rotina diária, percebe elementos da matemática que descrevem suas ações e contribuem para suas decisões. Foi produzida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Diretoria de Tecnologia Educacional, em uma parceria entre as equipes da Coordenação de Multimeios e do Portal Dia a dia Educação em comemoração ao dia 06 de maio, Dia Nacional da Matemática.
Fonte: SEED/PR
Jogo Sobe e Desce
Músicas:
A aula de Matemática – Tom Jobim
Aquarela - Toquinho
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