PROJETO - E.E. 21 DE ABRIL - 2013


E.E. “21 de Abril”

CRISTIANE PONTES DE OLIVEIRA
CLARINDA CALDEIRA
ROSELI RODRIGUES
LUCIANA CRISPIM
SANDRA FRIZZI
LÉA AMICUCCI
ELOÍSA BRUNELLI
DULCINÉIA TAMIÃO DE SOUSA




TECMAT
MATEMÁTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS


















LINS/SP
2013


Tema
Aplicar a tecnologia na educação matemática e explorar conceitos da História da Matemática, através das narrativas, possibilitando ao aluno maior integração entre matemática e as novas tecnologias.

Disciplinas
Matemáticas e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Linguagens, Códigos e usas Tecnologias;

Objetivos
  • Possibilitar ao educando tornar-se protagonista da construção de sua aprendizagem;
  • Contribuir para a construção da cidadania;
  • Desenvolver conhecimento e habilidades que favoreçam o progresso intelectual do educando;
  • Desenvolver a confiança nos processos de elaboração mental de cada um;
  • Levar o aluno a adquirir, conscientemente, determinadas técnicas de cálculos;
  • Desenvolver a autonomia;
  •  Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Incentivar o diálogo, respeitando a vontade de colaborar e de ser solidário;
  • Fomentar o espírito de grupo, estimulando a vontade de colaborar e de ser solidário;
  • Proporcionar o conhecimento de modelos matemáticos que possam contribuir para a interpretação do mundo físico e social;
  • Desenvolver uma atividade investigadora perante as situações-problemas.
  • Criar um espaço destinado ao ensino e aprendizagem matemática como blog e webnode;
  •  Melhoria nos resultados das avaliações internas e, como conseqüência também nas avaliações externas, sendo uma maneira de avaliar o trabalho desenvolvido e o projeto proposto;
  • Proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais contextualizada e próxima do seu cotidiano;
  • Estimular o trabalho em grupo;
  • Levar o aluno à construção do conhecimento através de metodologias diferenciadas e inovadoras;
  • Desenvolver o interesse, curiosidade e espírito investigativo;
  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a sociedade na qual o educando está inserido;
  • Criar condições para a estimulação da observação e da criatividade no uso das tecnologias.

Ações
·         Fazer das aulas de Matemática, um ambiente de discussões de diversos assuntos de matemática e suas tecnologias;
·         Construir um “laboratório” de matemática com materiais e jogos inventados e reinventados pelos alunos;
·         Organizar um jornal mural com notícias, informações, curiosidades, divertimentos – relacionando a matemática, num trabalho conjunto com as áreas - Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e usas Tecnologias;
·         Organizar um blog e website com notícias, informações, curiosidades, divertimentos, atividades online – relacionamento à matemática com as novas tecnologias.
·         Organizar um torneio/olimpíada – “DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA" e formar comissões de divulgação, inscrição, organização, elaboração e correção;
·         Viabilizar a exposição (IªExpoMat) das atividades realizadas, divulgando os trabalhos no blog e no website, permitindo a socialização dos resultados obtidos.
Atitudes
Melhoria do processo de ensino e aprendizagem, trabalhando de maneira lúdica e desafiadora, para que nossos alunos percebam a matemática como ferramenta fundamental na resolução de situações da vida diária. Desta forma, eles terão uma melhor compreensão do ambiente, desenvolverão a comunicação e o estímulo ao raciocínio lógico, gerando melhorias nos resultados das avaliações a que forem submetidos. Levar os alunos a vivenciar um processo contínuo na aprendizagem da Matemática, permitindo que os conceitos matemáticos sejam construídos a partir de situações-problema do cotidiano, desafios, torneios, atividades on line através do blog e website, etc. Deste modo, o aluno deve adquirir uma crescente segurança pela resolução de problemas que surgem diariamente (na esfera escolar ou não), tornando-se cada vez mais curioso e metódico. Isto quer dizer que o aluno passará a ter gosto pelos estudos e prazer em aprender em conjunto com as tecnologias.  Afinal, aprender matemática é aprender a ler, interpretar, pensar, pesquisar, agir e buscar estratégias de soluções – o que, com certeza, trás consequências para todas as esferas da vida.

Avaliação e resultados esperados
A avaliação será realizada durante a situação aprendizagem, quando será observado como o aluno irá interagir com as atividades propostas. A avaliação será baseada nos seguintes critérios: assiduidade, envolvimento nas atividades propostas e tecnológicas, crescimento individual e socialização. Também abrangerá aspectos diagnósticos e será utilizado práticas de leitura, escrita, oralidade, trabalho em equipe, pesquisas, debates, monitoramento, entre outras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O homem que calculava – Malba Tahan
Currículo Oficial do Estado de São Paulo
Sites:
Textos:
Matemática e os problemas da vida
Vídeos:
Dia Nacional da Matemática - Homenagem a Malba Tahan (Adicionado em 5/5/2011)
Informações
Nesta animação uma garotinha, ao acordar para sua rotina diária, percebe elementos da matemática que descrevem suas ações e contribuem para suas decisões. Foi produzida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Diretoria de Tecnologia Educacional, em uma parceria entre as equipes da Coordenação de Multimeios e do Portal Dia a dia Educação em comemoração ao dia 06 de maio, Dia Nacional da Matemática.
Fonte: SEED/PR
Jogo Sobe e Desce
Músicas:
A aula de Matemática – Tom Jobim
Aquarela - Toquinho
O Caderno - Toquinho













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